quinta-feira, 18 de julho de 2013

Gravidez precoce

            Dizem que a mulher é plenamente realizada quando concebe um filho, mas quando este vem de forma inesperada, nem sempre ela está preparada para ser mãe. Outros falam que o dom da maternidade é nato e inerente ao sexo feminino, porém temos casos em que elas optam por não ter filhos e nem por isso são frustradas e infelizes. Existe idade e momento certo para engravidar ou conceber uma criança independe das circunstâncias e do tempo?
            Antes dos métodos contraceptivos (pílula, camisinha...) toda vez que elas tivessem relação sexual estavam sujeitas a gravidez. Como uma gestação demora em média nove meses e recomenda-se “dieta” de 90 dias, teoricamente uma mulher poderia ter um filho a cada ano. Os tempos mudaram e hoje em elas podem escolher se querem ou não ficarem grávidas e até mesmo evitar o desenvolvimento do embrião (tomando a “pílula do dia seguinte).
            A educação sexual é ensinada desde cedo nas escolas, contudo ainda existem casos em que meninas engravidam precocemente. Não que isso seja algo tão absurdo e inadmissível, porém a gravidez na adolescência pode significar uma inversão de fases – a “menina” biologicamente está preparada para a concepção, mas o amadurecimento psíquico-social é gradativo. Logo a “menina-moça” tem que aprender cedo ter responsabilidade como um adulto.
            O papel dos pais é de extrema importância para os jovens que iniciam sua vida sexual – não apenas subsidiar seus gastos, suprir suas necessidades fisiológicas – estamos falando de proximidade com eles: diálogo, confiança e lealdade. Acima de tudo eles precisam ser compreendidos e isso só se consegue através do apoio, amor, dedicação... Se eles têm bons exemplos em casa, dificilmente terão más atitudes fora dela.

            Sexo é saudável e deve ser praticado com segurança, não só para evitar gravidez indesejada, como também a fim de prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Não queremos incentivar o ato sexual sem fins reprodutivos, mas em tempos que jovens iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo é dever de todos orientar, instruir e sanar suas dúvidas de modo que eles sejam mais racionais e menos impulsivos.

Vinícius Vendrame, publicitário, 26 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário