quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pena de morte

      A pena de morte nos Estados Unidos é permitida nos 36 dos 50 Estados, bem como pelo governo federal. No Brasil cogita-se muito à respeito, mas isto está longe de se tornar realidade, haja visto que “fere” a constituição nacional, bem como se opõe à muitas doutrinas religiosas.
     Acredita-se que o princípio de condenar alguém à morte, parte de uma questão ética, moral. O homem julga conforme leis elaboradas por pessoas susceptíveis ao erro como qualquer outra. É verdade que alguns são mais propensos a cometer crimes do que outros, porém ninguém está imune.
   Uma vez que todos são passíveis ao erro, não podemos usar mão-de-ferro para julgar pessoas longe de nosso convívio social. Se alguém se sentir lesado diante de um crime, deve antes de apontar o dedo, ter empatia, se posicionando no lado contrário da história.
   Veja que condenar alguém à morte não é apenas uma questão de justiça, pois se assim fosse, muitos nem estariam vivos. Se é com esta medida que condenamos terceiros, faça esforços para que um dia não estejas no banco dos réus.

Vinícius Vendrame, publicitário, 26 anos

3 comentários: