quarta-feira, 22 de maio de 2013

Não é o fim


   Quem de nós já não se deparou com situações desesperadoras, problemas intransponíveis, dores irremediáveis? Parece que todo nosso esforço e bondade foram em vão, que a vida foi injusta conosco. Xingamos, maltratamos pessoas queridas, como se elas fossem responsáveis por tudo aquilo.
  A capacidade de superação talvez seja algo nato ao ser humano. A verdade é que alguns demoram mais tempo em relação aos outros para alcançarem sua zona de conforto, sua estabilidade emocional, seu equilíbrio mental. Cada qual busca apoio, segurança, fé, algo que conforte, que amenize tal sofrimento.
  Como é difícil ficar desempregado, perder um ente querido, terminar um relacionamento... Mas não podemos subordinar nossa felicidade à estas circunstâncias, pois ainda que não existam soluções imediatas, podem haver saídas – confiar em si mesmo e se for preciso, procurar ajuda com um especialista.
  É nas dificuldades que encontramos forças para seguir adiante – elas se apresentam como desafios a fim que testemos nossa capacidade de solucionar problemas, nossa habilidade para lidar com a emoção, dor, perda... E não há nada mais louvável do que dizer pra si mesmo: “eu venci!”
  Na incerteza do amanhã, devemos ficar alertas para tudo que acontece a nossa volta, às vezes debaixo dos nossos olhos. Ninguém está preparado pra tudo. É por isso que devemos estar prontos para situações adversas – nos orientando, nos instruindo, buscando referências. 

Vinícius Vendrame, publicitário, 26 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário