sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tráfico e uso de drogas



      A câmara dos deputados aprovou o texto principal de um projeto de lei que endurece a pena para traficantes ligados ao crime organizado e atualiza as regras para a internação involuntária do usuário de drogas. Se for aprovado, a pena mínima passa de cinco para oito anos, para traficantes ligados a organizações criminosas (associação de quatro ou mais pessoas com o objetivo de obter vantagens pela prática do crime).
     Parlamentares envolvidos com o texto também defendem a ampliação da pena para os “pequenos traficantes”, que vendem a droga para se manter e sustentar o vício.
     Creio que o que está em jogo não é a justiça em si, mas sim a sociedade. Entenda que o tráfico de entorpecentes leva muitos usuários à uma sobrevida, uma vez que causa dependência, e tem consequências diretas em seu estado de saúde. Além de que, dependentes estão mais propensos ao crime, seja pelo efeito que ela causa (euforia), seja pelo vício que os motiva conseguir dinheiro a qualquer custo.
     Infelizmente no nosso país as leis são muito brandas e existem muitas “brechas”. É por isso que muitos antes de serem presos já sabem quanto tempo no máximo, vão ficar em reclusão. Pra quem não tem “nada a perder”, cadeia é sinônimo de regalia, já que por bom comportamento pode conseguir as famosas “saidinhas”.
      É louvável a iniciativa dos deputados, mas só isso não basta. O papel cabe a todos nós, seja denunciando, seja cobrando eficiência das autoridades, seja fiscalizando quem deveria combater o crime (milícias) e por ganância se deixa corromper.

Vinícius Vendrame, publicitário, 26 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário