segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mulheres do século XXI

Foi-se o tempo em que elas se dedicavam exclusivamente aos filhos e aos afazeres domésticos. Hoje a mulher moderna é habilidosa ao conciliar seu trabalho, família e vida pessoal de maneira versátil e eficaz. Elas estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade e o conceito de “sexo frágil” tem caído por terra. O que ainda falta é erradicar a diferença salarial entre homens e mulheres, bem como resquícios machistas do mundo atual.
Este negócio de que os serviços do lar é tarefa estritamente feminina é uma visão egoísta e preconceituosa. Onde está escrito isso? Eles não deixarão de ser “menos homem” ao lavar uma louça ou limpar uma casa. Vivemos num tempo em que todos contribuem para o orçamento familiar e não é justo o indivíduo do sexo masculino chegar em casa, sentar no sofá e fingir que tudo está em ordem e que não há nada para fazer. É questão de bom senso.
Como a mulher não mais depende financeiramente do homem ela não vê a necessidade de subordinar sua vida e felicidade a ele, ainda mais com os avanços técnico-científicos que já permitem a reprodução independente. Essa nova configuração familiar é cada vez mais comum, o que coloca a união entre homem e mulher em jogo na medida em que o nível de tolerância entre casais diminui.
A verdade é que os “padrões sociais” estão sendo quebrados – há uma mudança cultural e de valores – elas estão mais instruídas e sentem que devem dividir os papéis em casa, ao invés de serem submissas, passivas e servis. O homem já esta entendo que perante elas, a única diferença é o gênero, pois em questão de capacidade são excelentes tanto quanto eles.
O retrato da mulher atual quebra paradigmas de uma sociedade que conserva de maneira velada seu machismo. Precisamos evoluir e ter empatia para notar que sem elas, compromete-se a perpetuação da espécie humana e que com seu potencial, afinco, delicadeza e sagacidade podemos ir mais longe. Por isso, não devemos subestimá-las, pois seu papel na sociedade é fundamental e essencial para qualquer grupo, família e nação.

Vinícius Vendrame, publicitário, 26 anos

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